sábado, 4 de agosto de 2012

Caravana Moto-cultural nos Caminhos de Mário de Andrade



Concentração moto-cultural 


Pelos Caminhos de Mário de Andrade

No último dia 22 de julho de 2012, grupos de motociclistas e de ativistas culturais refizeram parte da trajetória do escritor paulistano Mário de Andrade, em sua viagem etnográfica pelo nordeste brasileiro, na primeira metade do século XX, no trecho correspondente a sítios de memória do litoral sul do Rio Grande do Norte. 

Reunião em São José de Mipibu 

Saindo de Natal, a caravana fez a primeira concentração em São José de Mipibu, na área metropolitana da capital, onde o psicólogo Alexandre Bosco da Silva Oliveira deu as boas vindas aos participantes e convidou o médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho para apresentar os convidados, os objetivos e o trajeto da atividade sócio-cultural.

De Mário de Andrade para Câmara Cascudo 

A viagem do intelectual Mário de Andrade ao Nordeste brasileiro, na década de vinte do século passado, foi antecedida por extensa comunicação com o folclorista potiguar Luiz da Câmara Cascudo que era chamado pelo modernista, carinhosamente, de cascudinho.

Convidados da caravana moto-cultural 

Entre os convidados da caravana moto-cultural, estavam os escritores Dudé Viana e Hermano José Falcone com sua esposa Lenilde Ramalho e filhos, estudantes universitários e as terapeutas holistas Lilian Holanda e Suzete Rovira.

Organização com todos os detalhes 

Asas indomáveis, nômades do asfalto, raulzito moto-show, dentre outros, foram alguns dos grupos de motociclistas que compuseram a caravana cultural, cujos membros contribuíram para organizar nos mínimos detalhes a sequência de atividades.

Visita a cidade histórica de Arez/RN 

Na visita a cidade histórica de Arez, segunda vila mais antiga do Rio Grande do Norte, depois de Estremoz, ocorreu uma concentração na praça principal no largo da igreja matriz, onde se encontra um antigo pelourinho e peças museológicas datadas da expulsão dos holandeses do nordeste brasileiro.


Motociclista se diverte num antigo canhão 

A alegria da caravana era comandada pelo sargento da reserva da Polícia Militar Antônio Rizomar de Souza, que posou para diversão de todos num antigo canhão, componente do acervo museológico da bela cidade histórica de Arez.


Criança se diverte com o policial 

A pequena Mirela não resistiu a graça do divertido sargento Rizomar e também posou para fotografia, nas peças do acervo museológico que se remonta ao ano de 1646.


Família do escritor Hermano José com Bosco e Sgt Rizomar 

O escritor e filósofo Hermano José Falcone de Almeida também não resistiu a graciosidade do sargento Rizomar e, com capacete, posou para registro fotográfico com sua esposa Lenilde Ramalho e filhos ao lado do psicólogo Alexandre Bosco da Silva Oliveira, comandante dos motociclistas.

Médicos Epitácio Andrade e Erço Paiva 

Antes de transitar pelas ruas de Arez, a caravana moto-cultural foi, cuidadosamente, apresentada e detalhada em encontro no gabinete do prefeito Erço Paiva com o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio Andrade.


Fachada frontal do cemitério de Arez (1822) 

Um dos grandes momentos da caravana cultural foi a visita a fachada frontal do cemitério de Arez, que data de 1822 e foi visitada por Mário de Andrade em sua viagem etnográfica ao nordeste em 1929, sendo fotografada e mereceu referência no livro "O Turista Aprendiz".


Lançamento da pedra fundamental do CAPS/Arez 

Na praça localizada em frente ao cemitério histórico, a caravana cultural assistiu ao lançamento da pedra fundamental do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS/Arez.


Lançando a idéia do CAPS/Arez 

Para consolidar a idéia do projeto de implantação do CAPS/Arez, o prefeito Erço Paiva designou seu staff para estar presente à atividade cultural, estando representado pelo enfermeiro Severino, pelo chefe de gabinete Arlindo Batista de Araújo e pela diretora do centro de saúde Jaqueline Silva.

Caminhada para Ilha do Flamengo 

Do lançamento da pedra fundamental do CAPS/Arez, um flerte com a medicina, como diria Mário de Andrade, a caravana seguiu para uma caminhada até a vista da Ilha do Flamengo, localizada na Laguna de Guaraíras, onde começou a expulsão dos holandeses do Brasil.

Vista da Ilha do Flamengo 

Talvez a paisagem mais deslumbrante observada por Mário de Andrade, no litoral sul do Rio Grande do Norte, tenha sido a Ilha do Flamengo, onde existia uma fortaleza do domínio holandês e de onde começaram a ser expulsos pela aliança formada pelos índios, comandados por Felipe Camarão; pelos negros liderados por Henrique Dias; e por brancos pré-nacionalistas.

Com o cacique Pai Veião 

Da Ilha do Flamengo, a caravana cultural seguiu para a comunidade Camucim, na zona rural de Arez, para visitar Seu Orlando, o cacique Pai Veião. Aos visitantes, o morubixaba não teve dificuldades em relatar a difícil trajetória de seus ascendentes até chegar a condição atual de remanescentes indígenas e quilombolas.

Justificando laudo antropológico 

Com o auxílio de seu filho Nilvan Barbosa, cabo da Polícia Militar, Pai Veião e o pesquisador social Epitácio Andrade apresentaram argumentos no sentido de que a caravana cultural veio a contribuir com a justificativa de se efetivar a realização de um laudo antropológico para ratificar as raízes étnicas da comunidade Camucim-Patané.

Cabo Nilvan, Dudé Viana e Pai Veião 

Depois da visita aos remanescentes indígenas/quilombolas do Camucim, a caravana cultural seguiu para o espaço cultural de Carnaúba, distrito de Senador Georgino Avelino, terra de tiradores de coco, para uma palestra com o escritor Dudé Viana sobre Chico Antônio, maior embolador de coco do Brasil, descoberto e imortalizado por Mário de Andrade, na sua célebre viagem etnográfica pelo nordeste brasileiro.

Banner a Chico Antônio 

A palestra de Dudé Viana sobre o grande embolador coquista foi baseada em pesquisa realizada pela escritora Gilmara Benevides, autora do livro "O Canto Sedutor de Chico Antônio".

Sgt Sérgio Monteiro assiste a apresentação de livros 

No espaço cultural de Carnaúba, em Senador Georgino Avelino, foi apresentado o livro "A Divina Comédia na Terra do Nunca: Fragmentos sobre Infância e Adolescência", de Hermano José Almeida, e o ex-secretário municipal de educação Edval Bezerra lembrou que o livro "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", de Epitácio Andrade, foi o primeiro lançado naquele município.

Milton Guimarães, Hermano José e Epitácio Andrade 

"Pelos Caminhos de Mário de Andrade" foi uma caravana cultural, um bate e volta motociclístico, que resgatou e semeou cultura em recantos potiguares. Foi também um espaço de encontros/reencontros, com destaque para os colegas médicos contemporâneos de quase trinta anos: Milton Guimarães de Menezes, Hermano José Falcone de Almeida e Epitácio de Andrade Filho. 


(Reprodução: blog Cosmogonia - Epitácio Andrade)

2 comentários:

  1. Muito show! Queria está por ai, em Janeiro, vou passar minhas férias por ai, será que vai rolar um churrasquinho motociclista??? Saudações do Moto Clube Pererecas da Estrada de Bangu a todos os motociclistas que participaram da Caravana Moto-cultural nos Caminhos de Mário de Andrade, Big abraço! Presidente: Junior

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Júnior, com certeza, os motociclistas da Caravana Moto-cultural vão gostar da sua proposta... Vamos torcer que você venha mesmo e saboreamos o churrasco.

    Obrigado e forte abraço.

    ResponderExcluir