domingo, 18 de agosto de 2013

Lançamento do DVD - O Andarilho das Canções Dudé Viana e amigos - em Caraúbas, Apodi e Mossoró


Um espetáculo de resistência de um cantor e compositor potiguar, que há quatro décadas vem militando em terras brasileiras, mostrando a sua voz e a mensagem de sua música, acompanhado de seu inseparável violão.

Nestes 40 anos muita coisa mudou e o Dudé Viana não parou de evoluir, conquistando experiência e prestígio pela qualidade de sua música. Foram muitas conquistas e Dudé se manteve fiel às suas origens.
                                                 Foto: Márcio Batista

 Com seis discos individuais na bagagem, três coletâneas divididas com outros artistas e diversos shows realizados em todo o Brasil, Dudé Viana selecionou um repertório especial para apresentar no seu primeiro DVD de carreira gravado ao vivo no Rio Grande do Norte, Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e que será lançado neste mês de agosto, dia 23 em Caraúbas, 24 em Apodi e 31 em Mossoró. Ele canta, por exemplo, canções em memória de escritores e poetas potiguares: “Outdoor de Cultura Popular" (homenagem de Dudé a Luís da Câmara Cascudo), "O Pilão Sertanejo” (poema do professor e folclorista Deífilo Gurgel musicado por Dudé), “A Ponte” (poesia de Zila Mamede a qual Dudé musicou) e “Canção para Tico da Costa”, de Dudé Viana e Nildo Santos, para homenagear o artista de Areia Branca. São 27 canções que compõe o DVD - o andarilho das canções Dudé Viana e amigos.

Não é demais lembrar que "A Ponte" foi incluída na trilha sonora do curta “Pegadas de Zila”, do cineasta Valério Fonseca, estrelado pela atriz Rosamaria Murtinho. O filme ganhou prêmio do Banco do Nordeste como melhor temática nordestina no 7º Fest Aruanda, realizado em João Pessoa/PB, no ano de 2011.

Para a construção do DVD, 19 artistas de 4 estados brasileiros participaram das gravações que começaram em 4 de janeiro deste ano com o músico/tecladista Marcelo Show acompanhando Dudé Viana em canções que enfatizam o sertão, a seca, o inverno e o vaqueiro, tendo como cenário o Sítio Poço Redondo, lugar onde Dudé nasceu, no município de Caraúbas/RN, o Santuário do Lima em Patu/RN, a cidade de Caraúbas e Olho D’água Park Hotel no município de Caraúbas.

A pesquisadora dos Tapuias Paiacus, Lúcia Tavares, interpretou a índia Luíza Cantofa, a jovem atriz Ladja Layslla interpretou a cunhã Jandi e o cantor Nilson Vianna viveu por um momento o caçador assassino de Cantofa, a índia martirizada, da trágica história das índias Tapuias narrada na canção “Cantofa e Jandi” interpretada por Dudé Viana em Apodi.

O grupo Meirinhos do Forró, o vocalista/tecladista Jean Xavier, o músico Mazinho Viana, o cantor e violonista João Salinas, a intérprete Camila Salinas, o cantor e compositor Zeca Brasil e a cantora Nara Costa interpretam com Dudé, em Natal, músicas que exaltam renomados poetas potiguares e nacionais.

O Grupo de Marabaixo Tia Sinhá e o músico Reginaldo Fernandes cantaram com Dudé Viana, em Macapá, enaltecendo a dança do Marabaixo, que é a maior expressão cultural amapaense.

Os músicos Celso Pinheiro, Antônio Alonso, Nilson Bulhões, Mauro Monteiro e Ruben Amoêdo tocaram canções de amor à vida e à natureza com Dudé Viana no Rio de Janeiro, e o jornalista/contor Roberto Homem finalizou com Dudé Viana às filmagens do DVD no Plano Piloto de Brasília, em 13 de abril passado, com uma canção de amor à cidade.
Dudé Viana (José Viana Ramalho) nasceu no município de Caraúbas-RN, em 5 de Julho de 1950.  Cantor, compositor e violonista, começou sua carreira musical no ano de 1972, em Natal, e não parou mais de cantar.  Representante de uma corrente de música popular brasileira, com raízes nordestinas, canta e toca de uma maneira original e intimista, conduzindo o ritmo ao violão e a voz. Dudé Viana é um talento nato: influenciado por violeiros que sempre faziam cantoria na residência do seu avô, João Francisco Viana, aos 10 anos já tocava gaita no interior do RN e logo depois aprendeu a tocar violão e a compor músicas.

Discografia: “Seca no Sertão” (1980), “Embaixo das Estrelas” (1987), este com a cantora e atriz Maria Zenaide, o CD “Violas e Cantigas” (1997), com participação do compositor e cantor Delei Duarte, o CD “Acredite em Você” (2002), o CD Acústico e ao vivo “Papo Show - isso só acontece comigo!” (2009), com participações do grupo Meirinhos do Forró e do sanfoneiro Caçula Benevides, e o seu mais recente trabalho, o CD “O Andarilho das Canções” (2011) e seu atual trabalho o DVD - O Andarilho das Canções Dudé Viana e amigos.

Participou de importantes projetos coletivos de discos como “Marechal Hermes - 90 anos de encontros musicais”, AsCEM (2002), no Rio, com a música de sua autoria ‘Toque a Vida’, do CD da Assembleia Cultural - AL/RN (2006), em Natal, com a música de sua autoria ‘Acredite em Você’, e do CD “Marechal Hermes - 95 anos de encontros musicais”, AsCEM - RJ (2008), com a música ‘Ah! Se eu fosse um poeta’, de sua autoria em parceria com Salete Pimenta Tavares. E ainda “Seis e Meia”, no Rio e em Natal, “Fim de Tarde” no Rio e shows no “SESC/São Paulo”, e em espaços de diversos estados brasileiros como Distrito Federal, Amapá, Minas Gerais e Paraná, entre outros, além, claro, do Rio Grande do Norte.  Não foi à toa que o professor, pesquisador e jornalista Tarcísio Gurgel o chamou de Andarilho das Canções.

 Sessões de autógrafos: Sexta, 23, na Casa de Cultura Popular Manoel do Violão, em Caraúbas, com a Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio, às 19h30.
Sábado, 24, na Churrascaria e Pizzaria Espeto de Ouro, em Apodi, às 20h.
Sábado, 31, na 11ª Jornada Cultural do Museu do Sertão, em Mossoró, manhã e tarde.


Preço do DVD, R$ 10,00 (no local de show)

Dudé Viana - (84) 8835 0871 / 9648 7947

Nenhum comentário:

Postar um comentário