quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mestre Paulino – criador da marujada de Senador Georgino Avelino

Sebastião Paulino da Silva, o mestre Paulino, nasceu no dia 20 de janeiro de 1920, em Surubajá, hoje Senador Georgino Avelino, localizado no litoral sul potiguar e faleceu em julho de 2008, em Senador Georgino Avelino, onde se encontra sepultado no cemitério público. Mestre Paulino foi o criador de um grupo folclórico do fandango nordestino, conhecido como a marujada de Senador Georgino Avelino, que ficou imortalizada pela lavra intelectual dos folcloristas potiguares Luís da Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel. O filho Antônio Paulino da Silva, 63 anos, conhecido como ‘’Algodão’’ preserva em sua residência na sede do município documentos pessoais, como as certidões de nascimento e de óbito, fotografias, adereços e parte da indumentária usada nas apresentações da marujada, como forma de preservar a memória do capitão da cultura popular. 

                                                         
                                                               Certidão de Nascimento do mestre Paulino

                                                       
                                                          Mestre Paulino com uma neta

                                   Antônio Paulino, filho do mestre Paulino     
  
O professor aposentado Everaldo Santana, ex-diretor da principal escola de ensino fundamental do município, de cujo acervo faz parte um pôster emoldurado do mestre Paulino. Não sabe precisar a data de início da marujada, mas afirma que o mestre Paulino herdou o dote cultural de seu pai João Paulino da Silva.

                                       
                                                Epitácio Andrade e professor Everaldo Santana

O branco da indumentária entrecortada por fitas azuis que veste cerca de 20 marujos animados por músicas autorais interpretadas pela cantora dramática Dona Marilu contagia o público nas festas populares.

 
Marujada

Para o escritor Dudé Viana, que orienta e incentiva a realização do trabalho: ¨Da Praia de Malembá à Laguna de Guaraíras – Remando com a marujada do mestre Paulino. do pesquisador social Epitácio Andrade, a marujada de Senador Georgino Avelino é um ícone da cultura popular potiguar. 

                                                  
                                                  Escritor Dudé Viana na estátua de Santa Luzia (arte popular)

Fonte: Blog Cosmogonia de Epitácio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário