quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Casa do Estudante do RN não pode acabar!

Na tarde do último sábado (13 de agosto) o cantor e compositor Dudé Viana, a cantora Magna Fuá, o poeta Abaeté do Cordel e vários poetas da Casa do Cordel e da SPVA-RN como Rosa Régis, Tamires Macêna, Moura Galvão, Batista Marques e o fotógrafo Rubens Medeiros, entre outros, promoveram um sarau poético-musical em apoio à Casa do Estudante do Rio Grande do Norte que sofre com o crucial abandono por parte do governo do Estado. A Casa do Estudante é uma residência estudantil, localizada em Natal, que abriga estudantes vindos do interior do estado.

                                 Dudé Viana

                                 Dudé Viana com o poeta Abaeté do Cordel


Dudé Viana, a cantora Magna Fuá e vários poetas e amigos em apoio à Casa do Estudante.

A ATUAL CASA DO ESTUDANTE

Prédio tombado pelo patrimônio histórico, artístico cultural e arquitetônico estadual, através da Fundação Jose Augusto, em 25/11/1993. Está localizado no número 678 da Praça Coronel Lins Caldas, Cidade Alta, próximo a avenida do contorno e a comunidade do paço da pátria. O prédio em estilo arquitetônico neoclássico, construindo na segunda metade séc. 19. Teve inicialmente instalado nas suas dependências o Hospital de Caridade, mas logo em janeiro de 1910 a 1912, recebeu as instalações da Escola de Aprendizes e Artífices (embrião do atual IFRN), criada em setembro de 1909 pelo então Presidente Nilo Peçanha. Após a transferência da Escola de Aprendizes e Artífices para o prédio na avenida Rio Branco (atual Campus Natal Cidade Alta do IFRN), foi instalado em suas dependências o Batalhão de Segurança Estadual (atual Polícia Militar).

Em 1935, fora tomado pelo movimento que ficou conhecido como “Intentona Comunista” – levante de civis e militares que, em nome da Aliança Nacional Libertadora, se rebelaram contra o governo de Getúlio Vargas. Os vestígios da troca de tiros ainda são visíveis nas paredes do prédio. Passou em seguida a ser abrigo de jovens infratores, até virar sede da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte (CERN) em 1956.

A Casa do Estudante foi residência para milhares de estudantes oriundos dos mais diversos municípios do estado, podemos mencionar várias pessoas hoje importantes no estado do RN, entre médicos, professores, advogados, políticos, militares, comerciantes, entre diversos outros segmentos da sociedade potiguar. No entanto, quero fazer o registro de um morador ilustre e que teve uma imensa importância para a democracia brasileira, trata-se do líder estudantil Emmanuel Bezerra dos Santos, que terminou assassinado em 1973 pela Ditadura Militar. Atualmente é reconhecido nacionalmente como ícone da luta pela democracia brasileira. Professor Lerson Fernando dos Santos Maia (atualmente professor do IFRN, Campus Natal Central e ex Diretor Geral do Campus Natal Cidade Alta do IFRN).

Fonte: Professor Lerson Fernando dos Santos Maia, ao qual sou muito grato por essas informações sobre a CERN, essa casa tão importante do RN e que no momento pede socorro por uma reforma geral e urgente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário