terça-feira, 16 de abril de 2019

Abelha Carente e sua História.

Vejam que legal: Janílson, um músico da Escola de Música (UFRN), me presenteou no domingo passado (14) com uma partitura de ‘Abelha Carente’. Essa canção, que compus e gravei no CD ‘Acredite em você’ (2002), tem uma história muito interessante.

Uma menina, de 8 anos, chorava à morte de um Beija-flor que morreu eletrocutado e ficou pendurado em um fio da rede elétrica. Naquele momento, com uma vara de bambu, ela tentava soltar o pássaro do fio.

Eu passava na rua e vi aquela cena, me aproximei e falei: menina, não faça isso que é muito perigoso, você pode receber um choque elétrico e morrer!

Ela, com os olhos cheios de lágrimas, me olhou e perguntou: tio, você pode soltar ele para mim?

Consegui, mas ficaram algumas penas penduradas... e vi na blusa da menina a estampa de uma abelha. Então, o beija-flor morto e a imagem da abelha na blusa da menina (na minha imaginação a menina virou abelha) e já saíesvre de lá escrevendo a letra e com a melodia na cabeça.

Esse fato aconteceu no bairro de Bento Ribeiro no Rio de Janeiro em 2002.



                                                                         
Abelha Carente
(Dudé Viana)

Sou uma abelha carente de flores
Preciso fazer o mel
Mas a minha antiga floresta
É hoje cidade de fel

Minhas asas, minhas asas feridas
De baterem nas antenas
O beija-flor
Um sofredor como eu
Beijou um fio e morreu

Ainda ontem eu vi suas penas
Penduradas, mas sem alma pra voar
Oh! Beija-flor é pra você
Esse meu cantar de amor
Oh! Beija-flor é pra você
Esse meu cantar de amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário