sábado, 7 de janeiro de 2012

RELATÓRIO PARCIAL DE PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL LITERÁRIO ALTERNATIVO DA PIPA

                    FLIPAUT - Dudé Viana e Epitácio Andrade

Descrição das Atividades

           No período de 16 a 20 de novembro de 2011, foi realizado na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, município do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, o 2º Festival Literário Alternativo da Pipa – Flipaut, que teve atividades culturais desenvolvidas em vários espaços públicos do balneário ecológico.

                                            Foto: Epitácio Andrade
Vista Panorâmica da Praia da Pipa

                                  Recebemos o convite para participar do 2º FLIPAUT – Festival Literário Alternativo da Pipa do agitador cultural e design gráfico Jack D’Emília, a quem Epitácio Andrade foi apresentado pelo militante antimanicomial Emanoel Lopes, no Restaurante Golfinho e Pousada da Pipa.


                                             Foto: Emanuel Lopes
Jack D’Emilia e Epitácio Andrade

                             A pousada da Pipa e o Restaurante Golfinho, sob a gerência de Emanuel Lopes, foi o grande point de onde foram emanadas as principais articulações políticas promovidas pelos escritores Epitácio e Dudé, sendo que Emanuel e sua equipe participaram de grande parte das discussões.



                                                                Foto: Jack D’Emília
Epitácio e Emanuel no Bar do Restaurante Golfinho

                              A primeira atividade cultural desenvolvida formalmente pela dupla de escritores foi o lançamento do livro “A Saga Benevides Carneiro”, de Dudé Viana, na Livraria Comunitária Book Shop, na noite do dia 19 de novembro, onde o escritor Epitácio Andrade fez a apresentação do parceiro e foram recepcionados pela artista plástica Mônica Lyra e pelo engenheiro eletricista e design gráfico Orley Gurgel.



                                             Foto: Orley Gurgel (automática)
Epitácio Andrade, Dudé Viana e Orley Gurgel


                                 Durante o lançamento do livro de Dudé Viana, no Book Shop, foi possível se estabelecer um entendimento envolvendo a produção artesanal de luminárias da artista Mônica Lyra com a elaboração de projetos elétricos do engenheiro Orley Gurgel, numa articulação estimulada pelo escritor Epitácio Andrade.



                                               Foto: Epitácio Andrade
Mônica Lyra e Dudé Viana

                              Após o entendimento da conversa envolvendo a produção de luminárias e a elaboração de projetos elétricos, Epitácio Andrade fotografou algumas luminárias criadas por Mônica Lyra em estabelecimentos comerciais da Praia da Pipa.


                                                     Foto: Epitácio Andrade
Luminária criada por Mônica Lyra

                                No mesmo dia 19 de novembro, foi possível a participação no encerramento do FLIPIPA (Festival Literário da Pipa), que ocorreu ao mesmo tempo do FLIPAUT. A participação no FLIPIPA foi repleta de importantes articulações políticas para o movimento cultural, onde Epitácio Andrade teve um momento com Dácio Galvão, articulador do 3º Festival Literário da Pipa.


                                              Foto: Cristina Cláudia
Dácio Galvão e Epitácio Andrade

                             Durante o FLIPIPA, Epitácio Andrade fez uma intervenção escrita no debate, onde a expositora era a dramaturga Thelma Guedes, autora da novela “Cordel Encantado”, da Rede Globo de Televisão, cujo conteúdo dizia respeito à fundamentação bibliográfica da elaboração do personagem-protagonista “Jesuíno”.


                                               Foto: Epitácio Andrade
Debate no FLIPIPA com Thelma Guedes


                               A dramaturga e escritora Thelma Guedes teve longa conversa com Epitácio Andrade nos bastidores do FLIPIPA, momento em que o escritor nordestino apresentou trechos de seu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, inclusive informando que o único cangaceiro por nome de Jesuíno foi o Brilhante das terras do Patu no Rio Grande do Norte.


                                                 Foto: Orley Gurgel
Epitácio Andrade apresentando seu livro a Thelma Guedes

                            “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, ensaio historiográfico do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho sobre os principais algozes do cangaceiro potiguar mais famoso, foi autografado pelo autor, diretamente, para a dramaturga Thelma Guedes.


                                                Foto: Cristina Cláudia
Um autógrafo para Thelma Guedes

                            Durante a conversa com Thelma Guedes, Epitácio Andrade fez referências ao escritor paraibano José Gregório de Medeiros, como um dos biógrafos do cangaceiro Jesuíno Brilhante; apresentou o cordel “Jesuíno, o cangaceiro Brilhante”, do poeta pessoense Gil Hollanda; e informou sobre a dissertação de mestrado: “Lugares de Memória – Jesuíno Brilhante e os Testemunhos do Cangaço no Oeste do Rio Grande do Norte e Fronteira Paraibana”, defendida pela professora pernambucana Lúcia Souza Holanda, no final de 2010, na pós-graduação de geografia da Universidade Federal da Paraíba.


                                                 Foto: Orley Gurgel
Epitácio Andrade nos bastidores do FLIPIPA com Thelma Guedes

                           A Thelma Guedes, Epitácio Andrade afirmou que seu livro chegou a Iris Gomes, instrutora de dramaturgia e prosódia da novela Cordel Encantado, durante as filmagens, por intermédio do ator Beto Quirino, que compôs o elenco de apoio, interpretando o personagem José, um mensageiro sertanejo.

                                    

                             Reprodução
                          
                             Beto Quirino contracenando com Tuca Andrada (Zoio Furado)

   O encontro de Epitácio Andrade com Thelma Guedes abriu caminhos para que Dudé Viana estabelecesse um bom diálogo com a dramaturga, durante o 7º Fest Aruanda, festival de cinema de João Pessoa, capital paraibana, que ocorreu duas semanas posteriores ao Festival Literário Alternativo da Pipa.

                                                 Foto: Orley Gurgel
Epitácio Andrade e Dudé Viana

                                Durante o FLIPAUT, o cantor Dudé Viana teve oportunidade de apresentar a música “A Ponte”, poema de Zila Mamede, que compõe a trilha sonora do curta-metragem “Pegadas de Zila”, do cineasta Valério Fonseca.


                                                     Foto: Epitácio Andrade
Dudé Viana e Valério Fonseca

                            Na interação FLIPIPA-FLIPAUT, Epitácio Andrade teve encontro com o poeta Marcos Cavalcanti, com quem discutiu a possibilidade de participação efetiva da Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz/RN (APOESC) nas próximas edições dos festivais literários da Pipa.


                                               Foto: Orley Gurgel
Marcos Cavalcanti e Epitácio Andrade

                             Sedimentando a articulação do FLIPAUT com a APOESC, Epitácio Andrade e Dudé Viana viabilizaram uma entrevista de Jack D’Emília, articulista do festival alternativo, ao cordelista Gilberto Cardoso dos Santos, editor do Blog da APOESC (Associação dos Poetas e Escritores de Santa Cruz).


                                               Foto: Cristina Cláudia
Dudé Viana, Jack D’Emília e Epitácio Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário