sexta-feira, 7 de julho de 2017

[Elogios] Encômios à Coluna Prestes

Nesta quarta-feira passada, 5 de julho de 2017, em evento criado pelo escritor Epitácio Andrade com almoço no Santigados Bar e Restaurante, em Natal, um grupo de 12 pessoas realizam um debate sobre a história e a memória do cavaleiro da esperança no encontro intitulado Encômios à Coluna Prestes.

Epitácio de Andrade Filho (médico e escritor), Cristina Cláudia (professora), Dudé Viana (músico/compositor), Jardia Maia (poetisa e escritora), Anderson Legal (cineasta), Lerson Fernando dos Santos Maia (professor), Liene Titan (jornalista e especialista em cinema), Paulo César (cozinheiro), Geraldo Pinto (geofísico), Danilo Prestes (neto de Carlos Prestes), Ivan Reis (guia de turismo) e Mariana Prestes (enfermeira e tradutora de russo, e filha de Carlos Prestes) discutem o projeto de implantação de um monumento-memorial à Coluna Prestes em São Miguel/RN.

                                            Foto: Ivan Reis

No encontro Mariana Prestes fez um breve resgate da história da vida de Prestes, das cidades onde já existem monumentos à Coluna Prestes e do contato realizado com o prefeito de São Miguel para construir o memorial.

                                             Foto: Ivan Reis

Epitácio Andrade falou dos registros históricos existentes no RN com destaque para o livro do historiador Raimundo Nonato e de um projeto do artista Dudé Viana em um engenho de boi próximo de onde a coluna passou.

Geraldo Pinto abordou o movimento e a política da segunda década do século XX, onde a Coluna protagonizou a resistência política.

Vale lembrar que a Coluna Carlos Prestes foi uma passeata de andarilhos, de longa duração, realizada por políticos e militares brasileiros entre os anos de 1924 e 1927,  marchando pelo país afora, os integrantes da coluna combatiam o governo do então presidente Arthur Bernardes.

                                             Foto: Ivan Reis

                                                                          Foto: Ivan Reis
                                                                     
                                            Foto: Ivan Reis

                                           Foto: Ivan Reis

                                                                            Foto: Ivan Reis

                                             Foto: Jardia Maia

 No encontro ficou agendada duas datas para os próximos encontros:

- 7 de setembro de 2017, II Encômios à Coluna Prestes, a ser realizado na casa da Russa em Baía Formosa;
- 13 de outubro de 2017, III Encômios à Coluna Prestes em São Miguel.

2 comentários:

  1. Em pleno século XXI ainda existem pessoas que querem reviver e implantar um sistema econômico e político que matou milhões de pessoas pelas mãos de Stalin, Mao Tsé Tung, Fidel Casrtro e outras republiquetas marxistas na África e na Ásia.

    ResponderExcluir
  2. O comunismo é página virada na história. Já essa tentativa de homenagear Luis Carlos Prestes, chefe do Estado Maior da Coluna Miguel Costa, é uma posição que devemos respeitar, pois vivemos numa democracia. Que se construa uma praça, um obelisco, um monumento que recorde a passagem da Coluna Miguel Costa/Prestes, no interior do Rio Grande do Norte. Ademais, a Coluna não pregava o comunismo, mas o governo corrupto e anti-povo da época. No dia 21 próximo, em Pau dos Ferros/RN, será relançado o livro de Josetina Guedes sobre o seu pai, José Guedes do Rego, o autor do primeiro relato sobre a Coluna em São Miguel.

    ResponderExcluir