sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Mestre Paulino

Mestre Paulino – criador da marujada de Senador Georgino Avelino


Sebastião Paulino da Silva, o Mestre Paulino, nasceu no dia 20 de janeiro de 1920, em Surubajá, hoje senador Georgino Avelino, localizado no litoral sul potiguar e faleceu em julho de 2008, em Senador Georgino Avelino, onde se encontra sepultado no cemitério público.

Mestre Paulino foi o criador de um grupo folclórico do fandango nordestino, conhecido como a marujada de Senador Georgino Avelino, que ficou imortalizada pela lavra intelectual dos folcloristas potiguares Luiz da Câmara Cascudo e Deífilo Gurgel.

O filho Antônio Paulino da Silva, 63 anos, conhecido como ‘’Algodão’’ preserva em sua residência na sede do município documentos pessoais, como as certidões de nascimento e de óbito, fotografias, adereços e parte da indumentária usada nas apresentações da marujada, como forma de preservar a memória do capitão da cultura popular.


Certidão de nascimento do mestre Paulino


 
Cemitério publico de Georgino


 
Antônio Paulino, filho do mestre Paulino


 
Mestre Paulino com uma neta


O professor aposentado Everaldo Santana, ex-diretor da principal escola de ensino fundamental do município, de cujo acervo faz parte um pôster emoldurado do mestre Paulino. Não sabe precisar a data de início da marujada, mas afirma que o mestre paulino herdou o dote cultural de seu pai João Paulino da Silva.


Epitácio Andrade e professor Everaldo Santana


O branco da indumentária entrecortada por fitas azuis que veste cerca de 20 marujos animados por músicas autorais interpretadas pela cantora dramática Dona Marilu contagia o público nas festas populares.


Marujada


Para o escritor Dudé Viana, que orienta e incentiva a realização do trabalho: ¨Da Praia de Malembá à Laguna de Guaraíras – Remando com a marujada do mestre Paulino. do pesquisador social Epitácio Andrade, a marujada de Senador Georgino Avelino é um ícone da cultura popular potiguar.


 
Escritor Dudé Viana na estátua de Santa Luzia (arte popular).


 (PS - matéria transcrita do blog Cosmogonia do escritor Epitácio Andrade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário