domingo, 9 de setembro de 2012

Um pouco do Tributo ao Mestre Chico Mota

"O Seminário-cantoria: "Um Tributo a Chico Mota", realizado no último dia 05 de setembro, em Caicó/RN, com a presença de seus filhos Djalma Mota e Derosse Mota, foi enriquecido com interlúdios musicais do cantor e violonista Dudé Viana e do percussionista Jarbinhas Costa. A foto de Josivaldo José captou a harmonia da dupla". - Epitácio Andrade.

Jarbinhas Costa e Dudé Viana

 Um segmento do Seminário-cantoria: "Um Tributo a Chico Mota” (por Epitácio Andrade) foi dedicado aos estudos do cangaço: Sobre JESUÍNO BRILHANTE, o poeta Zé Oliveira (Zé de Alzerina) apresentou um depoimento sobre a participação do velho cancioneiro num documentário produzido em São José de Brejo do Cruz/PB e o construtor civil Zé Limão (Pai de Macelio Cordeiro Alves Limao) apresentou um depoimento lembrando o resgate histórico de sua família por meio das canções de Seu Chico baseadas no livro "Solos de Avena" do conterrâneo catoleense Alício Barreto (Avô de Eliana Barreto Fixina e Célia Fixina Barreto Batista); sobre ANTÔNIO SILVINO, o fotógrafo "Saci" apresentou um relato de um trabalho feito na Fazenda Pedreira em parceria com o saudoso F. Gomes e depois transformado nos versos da viola do grande repentista; e, finalmente, o médico Luiz Dutra Borges proferiu brilhante conferência sobre LAMPIÃO, o "Rei do Cangaço". A foto de Dorineide Galvão Freire captou a platéia, que lotou o auditório, atenta a exibição do documentário "O Lugar da Morte de Jesuíno Brilhante", de Epitácio Andrade, que tem seu Chico Mota, como um dos protagonistas.

                  Epitácio Andrade (na frente), Sebastião Silva e Carlos Alberto
                  (primeira dupla de violeiros que encantou à noite) e Djalma Mota
                  (filho do homenageado Chico Mota).      

Estojo, chapéu e viola de Chico Mota (à esquerda viola do parceiro).

 Presente ao Seminário-cantoria: “Um Tributo a Chico Mota”, ocorrido na cidade de Caicó, capital do seridó potiguar, no último dia 05 de setembro, o candidato a vereador Expedito Alves de Oliveira (DITO), defendeu o fortalecimento de iniciativas culturais na cidade de Patu, no médio-oeste, que busquem preservar o patrimônio histórico, representado pelos remanescentes da Família Limão, como forma de criar alternativas de desenvolvimento sustentável local.

                                     Dito (à direita) com a família Limão


O escritor Epitácio Andrade com a família Limão e Dito


                                  O Restaurante Ponto Certo lotado para o Tributo

Nenhum comentário:

Postar um comentário