terça-feira, 4 de março de 2014

Turismo em dia de carnaval

Na manhã deste sábado de carnaval, Celinha Benevides, Paulo Gurgel e eu visitamos a Casa Grande da Fazenda do Sabe Muito, a maior casa do município de Caraúbas, a qual eu havia visitado pela última vez em 2010. Se há quatro anos ela já se encontrava abandonada..., agora ela está nos seus últimos dias.  Pois, na parte de trás já caiu uma parte do telhado e algumas portas não existem mais, além do mato que já toma conta desta importante casa edificada em 1868.


                        Eu e Paulo Gurgel, professor de história em Macapá.


                           Paulo Gurgel e a professora Celinha Benevides...






Fim de tarde de carnaval em Caraúbas, na calçada do Macário, o rei das vaquejadas...


                      Dona Lica, Macário, Paulo Gurgel e Celinha Benevides...


                  Dona Lica, Macário, Paulo Gurgel, eu e Chico de Alfredo...






Lica, Macário, Paulo Gurgel e Aliano Benevides (neto de Macário).

Sítio Xique-Xique, que há muitos anos atrás pertenceu a Zé Carneiro. Mas faz muito tempo que é de seu José Sena, um ex combatente de guerra. Nesta casa o bando do cangaceiro Lampião saqueou uma mercearia que existia em 1927.






Paulo Gurgel e José Sena, 92 anos. Na parede uma foto da época de combatente de guerra...


                 Celinha Benevides, Macário, José Sena e Paulo Gurgel




Eu, Macário, José Sena e Paulo Gurgel

Na manhã do domingo de carnaval visitamos a antiga Fazenda São Vicente, berço da família Gurgel em Caraúbas/RN. Temos o registro de gente que nasceu aqui como o de Cecília Cândida Oliveira Gurgel do Amaral, de 22/11/1853. Esta casa, onde o bando do cangaceiro Lampião estuprou uma jovem mulher de nome Mariquinha, em 1927, também está nos seus dias finais.




                                Macário e Paulo Gurgel...


Macário, Paulo Gurgel e Celinha Benevides na área da casa...


Uma visita à prima Carminha Benevides (irmã do saudoso Doutor Benevides) do Sítio Serrote.


                      Macário, Carminha Benevides e Gérson Gurgel, esposo.


Macário, Carminha Benevides e Gérson Gurgel (sentados), Celinha Benevides e Paulo Gurgel (em pé).


Macário, eu e Carminha Benevides.


Uma visita também à Fazenda Asa Branca, administrada pelo primo Romildo Benevides...


Cavalos de Deusdete Fernandes, da Fazenda Conceição, vizinha da Fazenda Asa Branca...




O primo Romildo mostra o açude que acabou de construir e que agora espera a chuva...


           Paulo Gurgel, Romildo Benevides, Celinha Benevides e Macário...


                            Paulo Gurgel, eu, Romildo e Macário...


                               É linda, essa égua do Romildo Benevides.


                       
 De volta à cidade,


   Em Caraúbas visitei ainda meu pai Zé Daniel. Aqui com minha mana Genita.


Pai aqui com os filhos Raimundinho e Genita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário