quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Nordeste falado e cantado por Adailton Figueiredo, Forró Meirão e a Cia de Teatro à Margem para estudantes do ENEM

Foi show a aula do professor Adailton Figueiredo na noite desta quarta-feira (6 de agosto) no Teatro Alberto Maranhão com a participação do Forró Meirão, da Cia de Teatro à Margem e de uma Equipe de professores revezando nas aulas e com os artistas nos temas, num vai e vem, tendo como foco principal o Nordeste: economia, sociedade e cultura - uma abordagem integrada e interdisciplinar – nas perspectivas pedagógicas do ENEM.

O teatro lotado de estudantes interessados no ENEM, atentos às músicas do rei do baião Luiz Gonzaga na refinada interpretação do Forró Meirão, com trechos de letras comentados pelo professor Adailton Figueiredo, e ainda a apresentação dos talentosos atores da Cia de Teatro à Margem.

 
Professor Adailton Figueiredo...

“A partir desse fenômeno natural, surgiu o discurso de que a seca seria o problema que inviabilizaria o nordeste. Por tal motivo, seria urgente resolvê-la, com a construção de obras hidráulicas. Entretanto, os analistas explicam que a quantidade de recursos captados, utilizados de maneira patrimonialista pelas elites nordestinas, teria instituído uma verdadeira “indústria da seca”. - Trecho do roteiro da aula.

Forró Meirão e Adailton Figueiredo...

                                     Forró Meirão...

A participação do Forró Meirão foi com clássicos do Rei do Baião como “Boiadeiro”, “A morte do vaqueiro”, O Engenho Massangana”, “Lampião falou”, Ave Maria sertaneja”, “Xote Ecológico”, “Asa Branca”, “Triste Partida” e “Nordeste pra frente”. De forma que a caatinga, o cangaço e o “castigo da seca” que sempre provoca problemas como o êxodo rural, a fome, a proliferação de doenças e a migração para cidades mais desenvolvidas, e com o retorno da chuva sempre cria expectativas de melhorias de vida...

 

 
                               Outra imagem do professor Adailton Figueiredo...

                                   Cia de Teatro à Margem...

Um ótimo trabalho sobre o flagelo da seca, a história do nordestino sertanejo e sobre tudo os obstáculos enfrentados pelos retirantes, no qual podemos compreender, como em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto e em “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado. 

 



                                    Equipe de professores...

                      Um casal dança no palco do TAM com Forró Meirão...




                      Cia de Teatro à Margem: muito talento no drama....








Gorete Lillibel e Forró Meirão...

  Outra imagem de Gorete Lillibel com Cláudio, Ana Cláudia e Claubertto Freire

Fechando à noite cultural: Cláudio Freire, Adailton Figueiredo, Dudé Viana, Ana Cláudia e Claubertto Freire, companheiros de luta!

2 comentários:

  1. Uma super aula-espetáculo... obrigada pelas fotos e muito sucesso. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada amiga Gorete! Foi bom estar com você nesse encontro espetacular com amigos!

      Excluir