segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dudé Viana na Pedra do Sino

Na manhã deste domingo (06/09) aconteceu mais uma empreitada deste andarilho das canções em terras potiguares, desta vez na Pedra do Sino, localizada nas proximidades do açude Totoró em Currais Novos, à margem da Lagoa de Todos os Santos, pequena lagoa com uma fonte d'água, cacimbão que nunca seca. Esta incrível pedra que emite o som de um sino.
Fato triste: um geólogo insensato, com uma dinamite quebrou uma parte da pedra para ver se era ôca ou não. Mas ôca é a cabeça dele, e a parte tirada por ele ficou sem som de sino. No entanto, a parte maior continua com o som original.
Estiveram comigo os poetas e escritores Ferreira Fontes e Emmanoel Iohanan e o pesquisador do cangaço Cap Cangaceiro.

                     Dudé Viana canta "Seca no Sertão" na Pedra do Sino

              Cap Cangaceiro, Ferreira Fontes ao alto e Emmanoel Iohanan

                                             Placa na frente da pedra

                                              Pedra do Sino


                                 Pedra da Lagoa de Todos os Santos

Com a grande estiagem a lagoa está seca, mas 
o cacimbão continua com água.

À margem da lagoa, este lindo inchui na galha do cardeiro. Durante a minha infância tirei muito inchui. Eu me cobria com um saco de tecido grosso (saco de açúcar) para me proteger das abelhas.

                                
          Dudé Viana canta "Seca no Sertão" na Pedra do Sino. Imagens e Áudio: Emmanoel Iohanan. Edição de vídeo: Pedro Wlgerlhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário