terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dor de Calúnia gravado no Forte dos Reis Magos

Dor de Calúnia (Dudé Viana). Clipe gravado no Forte dos Reis Magos (Fortaleza dos Reis Magos) - Natal - Rio Grande do Norte, na manhã de sábado 03/10/2015. Com filmagem de Rubens Medeiros e autorização do IPHAN, Dudé Viana canta Dor de Calúnia em uma das celas que eram chamadas de Casamata, uma prisão de segurança máxima, onde muitos presos entraram e vários deles culpados ou inocentes nunca saíram.

O Forte dos Reis Magos foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.

O Forte encontra-se no final da Praia do Meio, na chamada Praia do Forte. A sua construção, que demorou 30 anos, principiou-se em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis; essa data é feriado municipal em Natal.

Seu tombamento, efetivado pelo IPHAN em 1949, foi fundamental para a realização da primeira ação de restauro do bem, garantindo assim sua preservação até os dias de hoje. Após mais de 50 anos aberto à visitação, no final de 2013 passou a ser gerido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em 2014 foram feitas pesquisas histórica e arqueológica, com a realização de escavações em vários pontos do Forte. Mas após a conclusão do projeto e a realização da obra, o Forte contará com salas de exibição temporária, espaços para exposição permanente, sala multiuso, café e loja de artigos relacionados ao Forte.

Agradecemos ao IPHAN - Natal - RN e a todas as pessoas que apoiam o nosso trabalho.

O crédito destas fotos é de Rubens Medeiros.

                                       Dudé Viana









                                
                                             Clipe: Dor de Calúnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário