sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Um 7 de Setembro de Arte e Cultura, de Gameleira a Lagoa de Velhos

Na última quarta-feira, 07 de setembro de 2016, o cantor e compositor Dudé Viana, o poeta Gélson Pessoa e o cinegrafista Rubens Medeiros estiveram no Quilombo de Gameleira em São Tomé - RN, onde participaram pela manhã das comemorações do primeiro 07 de Setembro organizado pela comunidade em 300 anos de história. O evento foi promovido por Maria Lúcia, que é filha de Gameleira e concluinte Bacharelado em Servilo Social ano 2016 pela UnP - Universidade Potiguar.

Dudé, Gélson e Rubens, na parte da tarde, passaram por Lagoa de Velhos onde produziram imagens para o vídeo-clipe oficial da música "Xote do Poeta Fabião" (Dudé Viana e Gélson Pessoa) em homenagem ao rabequeiro e poeta Fabião das Queimadas. Com filmagem e edição de Rubens Medeiros.

(O crédito destas fotos é de Rubens Medeiros, as que ele participa é de Gélson Pessoa).

Dudé Viana e Gélson Pessoa na estrada de São Tomé ao Quilombo de Gameleira
                                                         
O fusca precioso de Rubens Medeiros

Rubens Medeiros e Dudé Viana na estrada de Gameleira

Primeira foto feita na hora da nossa chegada a Gameleira, do celular de Dudé Viana, feita por uma moradora da comunidade.


Dudé Viana e a cantora Fátima Aguiar promoveram uma roda de canções improvisadas com a participação de moradores de Gameleira.

 



Maria Lúcia, filha de Gameleira e organizadora do evento, falou da importância desse trabalho para a comunidade.






Fotos em Lagoa de Velhos, onde gravamos em pontos históricos para o vídeo-clipe oficial da música "Xote do Poeta Fabião", de Dudé Viana e Gélson Pessoa, em homenagem ao poeta rabequeiro Fabião das Queimadas, que morou a maior parte da sua vida em Lagoa de velhos - RN.

A casa que foi senzala...

                                 







Dudé Viana e a pintura do Fabião das Queimadas na praça da Prefeitura de Lagoa de Velhos

3 comentários:

  1. Show! amigo, pode me chamar que eu vou!

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Osvágrio Ferreira, sou filho de Lagoa de Velhos e parabenizo o músico Dudé Viana pela homenagem que pretende fazer ao nosso filho ilustre Fabião das Queimadas - o poeta dos vaqueiros, lembro do dia em que estiveram visitando nossa princesa do potengi, fiquei de butuca, só espiando, mas gostaria de esclarecer um fato apenas, na foto que foi feita na frente da "casa grande", como a chamamos, o texto diz que estão na casa que foi senzala, imagino que essa informação foi colhida com algum nativo sem conhecimento dos fatos, na verdade essa casa foi construída em 1848, ano do nascimento de Fabião e serviu como morada do Sr. João Anselmo, fundador da futura cidade Lagoa de Velhos, ela não fui utilizada como senzala, essa informação é uma lenda na nossa cidade, mas voltem sempre, serã bem vindos sempre. Grande abraço.

    ResponderExcluir