segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Parabéns Cordelistas do Brasil!

Hoje, 19 de novembro, comemoramos no Brasil o dia da Literatura de Cordel, uma homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros, um dos pioneiros da nossa poesia popular.

O Cordelista

Ei, menino, que beleza
Desses dedos brota mel
Nascem rios e tristeza
Quando cria o seu cordel

Seus versos têm poesia
Garimpando mais emoção
Com humor e cortesia
Cala qualquer coração

Cordelista e sua sina
Que divulga o meu sertão
Nossa vida Severina
Alimenta a emoção

Na feira de Caicó
Pendurado num varal
Lampião em Mossoró
Uma história genial

Na xilo, bem estampado
Cangaceiro com fuzil
Tradição no nosso estado
O cordel é do Brasil.

Autores: Dudé Viana e Roberto Homem.

“CONVERSA DE LAMPIÃO COM LEANDRO GOMES DE BARROS AO LHE ENTREGAR O SEU PRIMEIRO CORDEL”

Seu Leandro este Cordel
Que escrevi pra lhe mostrar,
Diz que a força do Nordeste
Vem da arte popular;
Nele eu falo de verdade
Que ter paz e caridade
É agora o meu pensar.

Eu não quero mais lembrar
Das desgraças que fazia,
Quero agora é me esquecer
Do cangaço e da agonia,
Vim aqui pra Mossoró
Com a paz de um homem só
Sem a fama e a heresia.

Vou cantar com alegria
Nas cidades nordestinas,
Hoje eu sou um cordelista
Que não fala de ruínas,
Os meus versos trazem luz
E ditados por Jesus
São de paz suas doutrinas.

Reabri minhas retinas,
Não sou mais o Lampião;
Sou somente um escritor
Dessas coisas do sertão.
E a lição que agora ensino
No cordel de Virgulino,
É ter paz no coração!

Autor: Plácido Ferreira do Amaral Júnior.

Clipe gravado em Mossoró / RN em 23/09 e publicado no Youtube em 27 de set de 2018. Com Dudé Viana, Dionízio Cosme do Apodi e Abaeté do Cordel, e Kydelmir Dantas entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário