domingo, 12 de maio de 2019

A Câmara Municipal de Caraúbas homenageia Antonino Benevides Carneiro



Em sessão solene, na manhã da última sexta-feira, 10 de maio de 2019, a Câmara Municipal de Caraúbas prestou homenagem a Antonino Benevides Carneiro, por proposição da vereadora Socorro Melo. E no mesmo dia, teve o lançado o cordel-livro “Família, Sonhos e Lutas de Valdetário Carneiro”, de Marciano Medeiros, a partir das 13h... na Toca da Carranca.




Naquele 10 de maio de 1918, o dia amanheceu mais feliz na casa da família Carneiro. Os ventos e os tons do outono, naquela data, emolduraram o cenário e contribuíram para que viesse ao mundo uma criança que recebeu o nome de Antonino Benevides Carneiro.

O pequeno Antonino, o 5º de 8 irmãos, filho de Maria da Paz Benevides e Cândido José Ramalho, caraubense, nascido no Sítio Língua de Vaca, fincou suas raízes nordestinas como seus pais, que eram agricultores. Foi como agricultor que ele começou a sua vida nas lides do campo.

Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente nos anos de 1947 e 1948, Antonino exerceu as profissões de carpinteiro e pedreiro nos serviços da Base Aérea de Parnamirim, na Grande Natal. Ele também foi funcionário público municipal, desempenhando a árdua missão de Procurador da Subprefeitura de Janduís (RN).

O jovem Antonino Carneiro, posteriormente tornou-se um cidadão de grande expressão na política da sua cidade. Em outubro de 1958, foi reeleito vereador pela legenda da UDN, com 207 votos, obtendo, com esta votação, o primeiro lugar entre os candidatos de sua legenda à municipalidade legislativa de Caraúbas.

Na eleição anterior, já tinha sido eleito com 292 votos pelo Partido Republicano. Por um passado que honrou a política de seu município, recebeu a justa homenagem de ter seu nome estampado na sede do legislativo caraubense, que se chama Antonino Benevides Carneiro.

Ainda em Caraúbas, Antonino foi comerciante e teve um caminhão misto, no qual, fazia a linha: Caraúbas a Natal, uma vez por semana, em meados dos anos 1960.

Vale dizer que em 1950, na cidade de Janduís, na época um povoado do município de Caraúbas, desafortunadamente o destemido Antonino se envolveu em uma confusão com um membro da família Saldanha e terminou alvejado por 5 disparos de armas de fogo, deflagrados por um pistoleiro dos Saldanha.

Mesmo baleado, Antonino reagiu e com um tiro matou o pistoleiro, mas a partir desse fato, nunca mais teve paz em sua vida.

Foram 17 anos de conflitos, perseguições e emboscadas. O último e cruel desenlace se deu em um embate com um Delegado de Polícia (sargento da PM), no centro de Caraúbas.

O seu irmão mais velho, Raimundo Pedro Benevides - figura que também merece ser inesquecível nesta cidade, pelos relevantes trabalhos prestados na saúde - tentou apaziguar os dois. Porém, a força do ódio predominou e consolidou o fato que marcou o 17 de outubro de 1967 em Caraúbas e região.

Naquele dia, desapareceu para sempre o Antonino Carneiro, mas antes de morrer ele fez as pazes com os Saldanha. Ele acreditava, acima de tudo, na verdade. “Que ninguém poderia sofrer alguma punição por estar com a verdade”, dizia ele.

Hoje, Antonino completaria 101 anos. Era casado com Maria da Luz Gurgel. O casal teve 9 filhos. Esse é um breve resumo da história do descendente de uma família que chegou nesta terra antes da igreja Matriz. A junção de várias famílias, todas de imenso valor, construiu Caraúbas, a cidade de ontem e de hoje.

Nossos agradecimentos ao presidente da Câmara e aos demais envolvidos na homenagem a Antonino Benevides Carneiro.

Texto: Dudé Viana
Revisão: Roberto Homem
Desenho de Antonino: Pedro Wlgerlhes
Diagramação: Erick Lima


P.S. - Maria da Paz Benevides e Cândido José Ramalho, pais de Antonino, é a Maria da Paz Carneiro e o Cândido Pedro Ramalho, pais de José Daniel Carneiro (Zé Daniel) e outros da família.

                                                                
A advogada Ivna Benevides na coordenação do evento, O radialista Tadeu Benevides e Neta Benevides, viúva de Valdetário Carneiro, que recebeu uma obra de arte feita pelo artista Salomão Gurgel.

Westterlley Benevides e Dudé Viana

Elionaldo Benevides, Onesimar Carneiro, Westterlley Benevides... e Rilbano Benevides.

Ivna Benevides e Westterlley Benevides Carneiro

O engenheiro agrônomo Elionaldo Benevides, Dudé Viana, Tadeu Benevides e Tadeu Alves


Erick Gurgel e a prima...

Ivna Benevides, Salomão Gurgel, Ridália Benevides, Neta Benevides, Selma Gurgel, Gesamar Benevides e Socorro Melo.

Dudé Viana, Gesamar Benevides, poeta Marciano Medeiros, Ridália Benevides e o vereador Chiquito Praxedes.

Vandia Benevides, Gesamar Benevides, Ridália Benevides, Tadeu Benevides, Célia Barreto, Neta Benevides e Jojoba Gurgel.

Professor Onesimar Carneiro, Tadeu Benevides, Westterlley Benevides, Gesamar Benevides... Selma Gurgel, Cassinha do Belém...

Professora Ginevra Gurgel, músico Pedro Wlgerlhes, Irismar, Salomão Gurgel, Jojoba Gurgel e Orlando Gurgel. 

Elionaldo Benevides, Tadeu Benevides e Tadeu Alves

Onesimar Carneiro

Gina Gurgel, Damião Gurgel e Salomão Gurgel


Erick Gurgel, que atuou na organização da homenagem ao seu bisavô Antonino..., posa pra foto com o primo Pedro Wlgerlhes.

Neta Benevides e Socorro Melo

Cassinha do Belém...

Pedro Wlgelhes cantando na homenagem ao seu avô Antonino

Gesamar Benevides, Damião Gurgel, Silverio Marinho e Vandia Benevides (atrás), Genita Alves, Dudé Viana, Tadeu Benevides e Noima Gurgel Amorim.

Vereadora Socorro Melo, propositora da homenagem a Antonino Benevides Carneiro

Ridália Benevides, Neta Carneiro e Selma Gurgel...







Fotos cedidas por Ridália Benevides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário