domingo, 11 de dezembro de 2011

MAIS DE 500 PESSOAS NO LANÇAMENTO DE "A SAGA DOS LIMÕES" EM CAMPINA GRANDE

Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande/PB.  

Foto: Epitácio Andrade

Mais de 500 pessoas no Lançamento de “A Saga dos Limões” em Campina Grande - Epitácio Andrade
                             Durante o evento “Uma Viagem Transcultural ao Universo das Sagas Nordestinas”, ocorrido neste último dia 09 de Dezembro, no auditório da Escola Estadual Assis Chateaubriand, em Campina Grande, capital da Borborema Paraibana, mais de 500 pessoas estiveram presentes ao lançamento do livro “ A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, do Médico Psiquiatra e Pesquisador Social Epitácio de Andrade Filho.
                           A diretora da escola Fátima Andrade procurou mobilizar uma centena de professores e os mais de 2.400 estudantes, inserindo o conteúdo temático do evento nas atividades cotidianas da escola, principalmente em articulação com o Professor João Luiz, que a partir do encontro com o Pesquisador Social Epitácio Andrade, deverá introduzir na disciplina de educação artística a história das sete primeiras artes: Música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, enfocando motivações nordestinas.
                           “Uma Viagem Transcultural ao Universo das Sagas Nordestinas”, foi uma agitação cultural conduzida pelo próprio escritor, com a colaboração do Cantor e Compositor Dudé Viana e do Poeta e Cordelista Gilberto Cardoso dos Santos, que também lançaram o livro “A Saga Benevides Carneiro” e o cordel “O Doutor e o Cangaceiro”, de suas autorias, respectivamente.
                            O Músico e Engenheiro Eletricista Orley Gurgel, do quadro funcional da Empresa Coteminas, fez a apresentação do escritor Dudé Viana e de sua obra “A Saga Benevides Carneiro”, ressaltando a intenção pacifista do trabalho literário, que trata de conflitos familiares, constituintes da história das sagas nordestinas.
                            Gil Hollanda, Poeta e Cordelista, apresentou o folheto de cordel “Q Doutor e o Cangaceiro”, de Gilberto Cardoso dos Santos, ressaltando a importância da Literatura de Cordel para a formação cultural do povo do Nordeste Brasileiro.
                            Entre várias motivações nordestinas, o evento também serviu para resgatar a memória do Escritor Paraibano José Gregório de Medeiros, autor de “Jesuíno Brilhante – Cangaceiro e Herói” e “Sertão Perverso”, livros que serviram de base bibliográfica para dissertações de mestrado, como “Lugares de Memória – Jesuíno Brilhante e os Testemunhos do Cangaço na Fronteira Paraibana e Oeste do Rio Grande do Norte” (UFPB), da Professora Pernambucana Lúcia Maria de Souza Holanda, que teve como co-orientador o Médico Psiquiatra Epitácio Andrade.
                             A Professora Lúcia de Souza Holanda foi responsável pela apresentação do Livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, ao lado de seu esposo Gil Holanda, primo do Escritor Epitácio Andrade, formam um grupo de importantes pesquisadores do fenômeno do cangaço.
                             Após o grandioso evento cultural, os agitadores se reencontraram no Restaurante “Bar do Cuscuz”, na margem do Açude Velho, no Centro de Campina Grande, para uma avaliação do feito e traçar perspectivas.

A diretora da escola Fátima Andrade e a plateia.
                                                        Foto: Epitácio Andrade
A diretora Fátima Andrade em pé

Dudé Viana, Gilberto Cardoso dos Santos e Orley Gurgel (fotografando)

                                            Foto: Epitácio Andrade
Dudé cantando, Gilberto sentado e Orley fotografando. 



A professora Lúcia de Souza Holanda apresentando "A Saga dos Limões", Epitácio Andrade e Dudé Viana (no detalhe).

                                          Foto: Orley Gurgel
Lúcia apresentando o livro de Epitácio

Orley Gurgel apresentando "A Saga Benevides Carneiro", ao fundo - Gilberto Cardoso dos Santos e Dudé Viana. 

                                                       Foto: Epitácio Andrade
Orley Gurgel discursando...

A família do escritor José Gregório de Medeiros - na plateia.

                                                   Foto: Epitácio Andrade
Parte da família do escritor José Gregório

Epitácio Andrade, Dudé Viana e Gilberto Cardoso dos Santos acompanhados por Orley Gurgel e Lúcia Ferreira, e Cristina Cláudia, após o evento foram jantar no Bar do Cuscuz.

Foto: Lúcia Ferreira
Epitácio, Dudé e Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário