segunda-feira, 15 de julho de 2013

DA TRANSCENDÊNCIA À IMANÊNCIA

Na quinta feira, 4, do mês corrente, a convite da minha prima professora Gina Benevides, eu fui ao lançamento do livro “DA TRANSCENDÊNCIA À IMANÊNCIA - O ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE”, da autora Josineide Silveira de Oliveira, na Livraria Saraiva do Midway Mall Shopping, em Natal.

 Um quarteto formado pelo professor da Escola de Música da UFRN, Rodrigo Gouveia (flauta transversal), Hugo Nascimento (violino), Ademaci Jr (teclado) e a cantora Angelita Cleys recepcionaram os convidados com clássicos da MPB como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Andança” (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), entre outros.


“O livro é a celebração de uma bem-sucedida experiência  do ensino religioso no Rio Grande do Norte. Problemas? Dificuldades? Insuficiências? Necessidade de autocrítica para lapidar essa experiência? Sim! Mas esses problemas e insuficiências são aludidos aqui de forma secundária, uma vez que o livro tem como propósito encorajar os professores do ensino religioso nas suas práticas educativas cotidianas.

 Por isso, Josineide decide iluminar e dar destaque aos fluxos de vida, grávidos de possibilidades, e não às necroses , às dificuldades. Movida pelas ideias de Henri Atlan, Baruch Spinoza, André Comte-Sponville e Edgar Morin, a autora aposta no otimismo; no signo da esperança; na relação entre determinismo e liberdade; em uma educação do sujeito em harmonia com os mistérios  do sagrado – vivido em  sua imanência. SEMPRE!”

 – Diz: Maria da Conceição Xavier de Almeida (professora titular do Centro de Educação da UFRN) no prefácio coerente com  o excelente texto e a organização do livro.

 Valeu quarteto! Parabéns escritora, sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário