segunda-feira, 15 de julho de 2013

DA TRANSCENDÊNCIA À IMANÊNCIA

Na quinta feira, 4, do mês corrente, a convite da minha prima professora Gina Benevides, eu fui ao lançamento do livro “DA TRANSCENDÊNCIA À IMANÊNCIA - O ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE”, da autora Josineide Silveira de Oliveira, na Livraria Saraiva do Midway Mall Shopping, em Natal.

 Um quarteto formado pelo professor da Escola de Música da UFRN, Rodrigo Gouveia (flauta transversal), Hugo Nascimento (violino), Ademaci Jr (teclado) e a cantora Angelita Cleys recepcionaram os convidados com clássicos da MPB como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro) e “Andança” (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), entre outros.


“O livro é a celebração de uma bem-sucedida experiência  do ensino religioso no Rio Grande do Norte. Problemas? Dificuldades? Insuficiências? Necessidade de autocrítica para lapidar essa experiência? Sim! Mas esses problemas e insuficiências são aludidos aqui de forma secundária, uma vez que o livro tem como propósito encorajar os professores do ensino religioso nas suas práticas educativas cotidianas.

 Por isso, Josineide decide iluminar e dar destaque aos fluxos de vida, grávidos de possibilidades, e não às necroses , às dificuldades. Movida pelas ideias de Henri Atlan, Baruch Spinoza, André Comte-Sponville e Edgar Morin, a autora aposta no otimismo; no signo da esperança; na relação entre determinismo e liberdade; em uma educação do sujeito em harmonia com os mistérios  do sagrado – vivido em  sua imanência. SEMPRE!”

 – Diz: Maria da Conceição Xavier de Almeida (professora titular do Centro de Educação da UFRN) no prefácio coerente com  o excelente texto e a organização do livro.

 Valeu quarteto! Parabéns escritora, sucesso!

sábado, 13 de julho de 2013

Ontem foi um dia especial para mim

Ontem foi um dia muito especial para mim, foi concluída a edição do DVD “O Andarilho das Canções Dudé Viana e amigos”.  Depois de seis discos, dois de vinil e quatro CDs, a minha sétima obra é um DVD feito com muita dedicação.
Agora vamos esperar ganhar mais grana para fabricar e lançar o nosso trabalho. Sou um artista independente e vivo exclusivamente das minhas produções musicais, que caminham devagarinho. Mas só para lembrar: a tartaruga anda devagar e vive 200 anos...
                                       Foto: Márcio Batista
Dudé Viana - palco Marco Zero do Equador, Macapá/AP,
20/03/2013.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A SAGA BENEVIDES CARNEIRO - ONDE COMPRAR!


A história deste livro não é uma sequência tediosa de várias datas e nomes solenes. A história é drama, é fluxo, é sangue e pulsa vívida, indo da selva às cidades, dos bancos às prisões, dos plenários às veredas, dos quartéis aos cadafalsos, do rangido dos engenhos ao estalido das chibatas. Uma história repleta de amor e ódio, aventura e realidade, ganância e fulgor que ressoam os gritos de paz que podem ser sinais de brados retumbantes. 


O nosso livro "A Saga Benevides Carneiro" (2ª Edição), enfoca a verdadeira e interessante história da família Benevides Carneiro desde sua origem na Espanha até sua chegada ao Rio Grande do Norte, no século XVIII, e seus dias atuais... Sua junção com as famílias Fernandes, Gurgel, Praxedes (derivada dela) e Ramalho entre outras.

À venda na Casa do Cordel - Rua Vigário Bartolomeu, 578 - Centro - Natal/RN. Tel. (84) 3082 8050. Ou direto com o autor. (84) 9648 7947 / 8835 0871. E-mail: dudeviana@gmail.com

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Senador Georgino Avelino: Polícia Militar Participou de Conferência de Cultura


                 O Capitão médico psiquiatra Epitácio de Andrade Filho e o Sargento Raimundo Piragibe, representantes da policia militar do Rio Grande do Norte, participaram ontem dia 20 de junho de 2013, da Primeira Conferência de Cultura de Senador Georgino Avelino/RN.  Atendendo ao convite do prefeito Edval Bezerra e do secretario Adriano Gustavo. Os militares foram recebidos por integrantes da Marujada, patrimônio cultural potiguar.

                                 Sgt. Piragibe e Cap. Epitácio e Marujos
             
Valeu! Dr. Epitácio Andrade por sua volta e a cultura agradece!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A rua é do povo! E o Brasil é nosso!


Alguém já disse que "A rua é do povo! E o Brasil é nosso!”, se não fosse o vandalismo praticado por uma minoria contra a manifestação pacífica, tudo estaria perfeitamente correto.

Nas duas últimas semanas milhares de brasileiros foram às ruas de todo o país exigir não só a revogação do aumento do transporte público, mas também contra a corrupção e exigir melhoria na saúde e na educação, entre outros serviços.

 Os políticos observam com medo e espanto. Eles não entendem que há um novo Brasil surgindo. Um Brasil que é nosso e somos nós que vamos decidir o que fazer com ele.

O preço do ônibus podia subir sem diálogo com a população, mas agora não pode mais. Nesse momento os governadores e prefeitos de várias cidades do país estão anunciando a redução das tarifas em coletivas de imprensa. 

Balas de borracha disparadas por policiais são mais fracas do que a voz do povo. Nós, brasileiros, agora decidimos virar o jogo: somos nós, cidadãos, que decidiremos o que os políticos e as instituições públicas farão. Essa é a nova democracia que nasceu do povo para o povo e que se consolidou nesta quinta-feira, 20 de junho de 2013.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atrás dos Meirinhos só não vai quem já morreu!


A convite do meu primo Erick Gurgel Praxedes, um dos organizadores do Arraiá do CDF da Av. Deodoro na tarde de ontem quarta-feira, 05 de junho, não só fui como resolvi fazer essas fotos... Conheci Meirinhos do Forró há 11 anos atrás e viramos amigos e parceiros musicais. Por isso posso afirmar que "atrás dos Meirinhos só não vai quem já morreu!".

Cláudio Freire, Claubertto Freire e Ana Cláudia Freire

Os músicos: Bruno (Baixo), Edson Lins (Guitarra) e Caucaia (Bateria)

Três irmãos e um destino: música com arte


Wellington Garcia, o técnico nota 100

                                 Plateia pra lá de receptiva...

                   O meu primo Erick (esq), o principal organizador do arraiá,
                   e um amigo

                                  Começou às 15 horas...

             À noite o clima ficou bem aconchegante e todos caíram na dança
             até às 19 horas...

                               Arraiá perfeito em tudo e com muita animação...

Muita gente bonita...

                                       Muita alegria e arrasta pé...

                         Quadrilha super animada ao som de Meirinhos...

                                  Todo mundo no salão...

                                      Som, luz e tradição...

                  Um pouco de romantismo faz bem...

Lindas gatas, a beleza abrilhantou o arraiá...

Valeu Meirinhos e Forró Meirão, a noite foi de vocês!

                   Valeu moças e rapazes do CDF, foi tudo na paz...

Valeu CDF Colégio e Curso, bons mestres, bons alunos...

          Erick Gurgel Praxedes comemora com Meirinhos o sucesso do arraiá...

Meirinhos com Erick e os músicos do Forró Meirão...

Erick ladeado por Meirinhos e seu Otávio avô deles.

               Olha eu aqui com Ana Cláudia (voz e percussão), Claubertto
                Freire (acordeon e voz) e Cláudio Freire (voz e zabumba).
                                   
                                             Um cordial abraço a todos!

                                                          Dudé Viana