segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE 1 ANO DE SAUDADES DO PADRE BENEVIDES



As homenagens ao padre Raimundo Benevides Gurgel (Padre Benevides) durante a Celebração Eucarística de 01 ano de saudades, na manhã do último sábado, 31, tiveram início às 9h, na Matriz de São Sebastião em Caraúbas/RN, antes da Benção Final proferida pelo padre Francisco das Chagas.
O casal Canindé e Socorro Gurgel  iniciou as homenagens com um discurso e um poema acróstico. Em seguida Lecy da Igreja, da terra das caraubeiras e dona de uma linda voz, interpretou “Ave Maria do Morro”, samba canção de Herivelto Martins imortalizado na voz de Dalva de Oliveira, uma das músicas preferidas do Padre Benevides e que Lecy da Igreja, a pedidos, cantava para ele.

Dudé Viana interpretou a música “Salve! O Padre Benevides”, a biografia do sacerdote em forma de canção, que compôs em parceria com o engenheiro eletricista e primo, Orley Gurgel, para homenagear o saudoso primo Padre.

Ao final, como ponto culminante das homenagens, um fator surpresa preparado por Orley Gurgel, que produziu uma sequência de áudio (sem que fosse revelada previamente aos familiares e presentes), fez com que a voz do Padre Benevides voltasse a ecoar na Igreja de São Sebastião, emocionando a todos os presentes.
Os trechos apresentados foram obtidos a partir de "recortes" de gravações (de áudio e vídeo) capturadas durante as comemorações do aniversário de seu irmão Toinho realizado no Igarapé em 17/05/2009 e continham narrativas do Padre Bené a respeito de sua própria História.
Nas últimas palavras apresentadas neste momento, o Pe Benevides invoca a benção do Pai: "Nos te pedimos Deus (Pai) todo poderoso/ Tu que também és família (Pai, Filho e Espírito Santo) pouse sobre ele (Toinho) as suas bençãos protetoras/ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...Amém."
Todos os presentes responderem naturalmente e cheio de saudades....: "Amém..."
Foto: Orley Gurgel
O seminarista Diogo e o padre Francisco das Chagas


                                                       Foto: Orley Gurgel
Nevinha, Neidinha e Júnior Gurgel


                                                                 Foto: Orley Gurgel
Cassinha do Belém e padre Francisco das Chagas

                                                              Foto: Leoneide Benevides
Orley Gurgel coordenando as homenagens ao Padre Benevides

                                                                Foto: Orley Gurgel
Canindé discursou e Socorro apresentou seu poema acróstico

                                                           Foto: Leoneide Benevides
Orley Gurgel segura o micrifone para Lecy da Igreja cantar, e ao fundo: Orlando Gurgel, Ferreira de Marinete, Toinho de Chagas e José Maria - dois irmãos do Padre Benevides.

Foto: Júnior Gurgel
Dudé Viana cantando "Salve! O Padre Benevides.

                                                                           Foto: Júnior Gurgel
Dudé Viana e a Comunidade...


                                                                         Foto: Orlando Gurgel
Selma Gurgel, o casal Sávia Fernandes e Oberlan Carneiro Gurgel e Dudé Viana

                                                                     Foto: Orlando Gurgel
Orley Gurgel, Cassiano Fernandes e Dudé Viana

                                                    Foto: Sávia Fernandes
Cassiano Fernandes, Oberlan Gurgel, José Maria, Orley Gurgel, Dudé Viana e Orlando Gurgel.


                                                              Foto: Orlando Gurgel
Orley Gurgel e "Seu Chico", que em Caraúbas sempre participou das missas celebradas pelo o Padre Benevides, está com 86 anos e é muito conhecido na cidade...

Foto: Orley Gurgel
Leonardo Benevides (Filho de Iris Gurgel), Iris Gurgel,Villanny Gurgel, Ângela Tarcila (Filha de Villanny Gurgel),Toinho Gurgel (Toinho de Chagas) e João do Posto; Lecy da Igreja e José Maria (sentados).

Após a celebração eucarística um número relevente de pessoas foram tomar vinho com queijo na residência de Cassiano Fernandes.

Foto: Sávia Fernandes
José Maria, Oberlan Gurgel (engenheiro Textil), Dudé Viana e Orlando Gurgel.

                                                                    Foto: Orlando Gurgel
Orley Gurgel, Dudé Viana, Cassiano Fernandes e José Maria apreciando o quadro com imagem da casa grande da Fazenda Timbauba, de Ozório Fernandes, pai do Cassiano. E ao fundo do quadro também foi reproduzida uma imagem da Fazenda Timbauba, de Chagas Barreto, sogro de Cassiano.

No ano de 1953, Cassiano Hypólito Fernandes, suboficial da Marinha do Brasil, foi para o Rio de Janeiro onde serviu ao Corpo de Fuzileiros Navais durante trinta anos (e morou 48). É casado com dona Terezinha Barreto Fernandes e tem um casal de filhos e também é escritor com três livros editados.
 Mas antes, em 1948, Cassiano Fernandes foi para o Seminário do Colégio Salesiano em Jaboatão/PE, onde no ano seguinte (1949), foi de férias a Caraúbas e influenciou outros jovens, um total de dezesseis alunos. Aconteceu que desses dezesseis somente Raimundo Benevides Gurgel, que por vontade também de seus pais, fez carreira para padre e foi Ordenado em 1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário