quinta-feira, 22 de março de 2012

BANDA MAESTRO JOAQUIM AMÂNCIO

PESQUISAS HISTÓRICAS SOBRE A BANDA DE MÚSICA DE CARAÚBAS/RN



Na década de 80 do século passado, três jovens na incessante e curiosa vontade de entender a origem da banda de música de Caraúbas, mergulham no assunto buscando e organizando informações a respeito desse tema.

Marcos Roberto Fernandes Gurgel, conhecido como Prof. Marquinhos (ou Marquinhos de Demilson ou Marquinhos da banda, dentre outros), Antônio Gomes de Sales mais conhecido com Maestro Toinho (ou Toinho de Salu) e eu, Orley Carneiro Gurgel, conhecido como Orley Gurgel, fomos os protagonistas desta história.

                                              Foto: Arquivo de Orley Gurgel
                                A Banda de Música de Caraúbas em 1898. Foto restaurada por Orley Gurgel



Começa então a busca por informações. O maestro Salu, sem hesitar, com grande prazer passou a fornecer informações e contar histórias que havia presenciado ou ouvira contar dos antepassados sobre cada momento da Banda de música de Caraúbas ou sobre seus componentes, principalmente sobre os Maestros que por ela passaram.

As primeiras informações passadas por Salú nos levavam à origem musical de nossa banda: Campo Grande. De lá, chegaram os primeiros ensinamentos musicais.

                                                        Foto: Arquivo de Orley Gurgel
                                                       A Banda em 1968.



Na busca por informações pensamos em viajar até Campo Grande para entrevistar pessoas que presenciaram, vivenciaram parte desta história, mas numa época de grandes dificuldades, viajar até aquele local seria uma grande dificuldade... uma odisséia para nós que estávamos pesquisando e iniciando o entendimento da vida, o entendimento de tudo.

                                               Foto: Orley Gurgel
                                        Maestro Antônio Gomes de Sales na frente comanda a  Banda, em
                                        20/01/2009, na missa do Padre Benevides.


Apesar da proximidade de um município com o outro, naquela época, para nós que não tínhamos empregos ou não ganhávamos dinheiro era uma grande barreira a ser vencida. Éramos grandes no pensamento e insignificantes no mundo.

Eis que surge uma luz no fim do túnel, meu pai, José Maria Gurgel (Zé Maria) patrocinou estas viagens até Campo Grande, nos levando de carro até lá. Levava-nos logo pela manhã e ia nos buscar à tarde, após os trabalhos de pesquisas, nos proporcionando a facilidade que precisávamos. Foi uma grande aventura.

.                                                       Foto: Orley Gurgel
Prof. Marcos Roberto Gurgel Fernandes


Em uma das entrevistas que fizemos com o Sr. Manoel Mocó (pai de Dona Paula – mãe de José Mocó) durante as gravações, de grande importância para o trabalho, o dia-a-dia corria ao nosso lado, até o galo cantava sem cerimônia e tudo ficava registrado nas gravações.


                                                                 Foto: Arquivo de Orley Gurgel
                                                          Orlando Carneiro Gurgel - Sax e Orley Gurgel -
                                                           Requinta.


As pesquisas avançavam e Salu nos concedia entrevistas periódicas, ajudando-nos a organizar as informações. Sua biografia foi contada e ditada por ele, que, sentado em uma espreguiçadeira na sala de sua casa, aguardava pacientemente que transcrevêssemos para o papel o que ele queria que fosse registrado. Ao final, tínhamos que ler para ele o que havia sido anotado, para a sua aprovação final.

Salu lutou para que o nome de Joaquim Amâncio fosse eternizado prestando uma grande homenagem a aquele que travou grandes batalhas para manter a banda viva e em funcionamento: O maestro e Prof. Joaquim Amâncio.

                                                Foto: Sávia Fernandes
                                Cassiano Fernandes, Oberlan Carneiro, José  Maria Gurgel,
                                Orley Gurgel, Dudé Viana e Orlando Gurgel, durante a Celebração
                                Eucarística de 1 ano de saudades do Padre Benevides em 31/12/2011,
                                na Matriz de São Sebastião de Caraúbas.
                               (Dos 6 aqui, Dudé Viana é o único que não teve nenhuma participação
                                na banda).

Assim, escrevemos sobre cada maestro, sobre grandes momentos da Banda de música, gerando toda a base de pesquisas e informações conhecidas atualmente, que depois foram sendo ampliadas por Toinho de Salu e Seu Cassiano Fernandes.

Citados aqui na sequência histórica, os maestros Raimundo Cândido Ribeiro de Menezes, Obdon Fernandes Carneiro de Oliveira, Elízio Fernandes Carneiro de Oliveira (pai de Jonas Gurgel), Pedro Batista de Morais, Joaquim Amâncio (Pai de “Seu” Celso da Pensão), Altino de Brito (Sr. Altino), Antônio Rosendo Pires, Raimundo Nonato Gurgel de Paiva (Nonato da Padaria), Luiz Antônio Filho (Luizinho da Igreja), Salustiano Gomes de Sales (Salu) e Antônio Gomes de Sales (Toinho de Salu) são os responsáveis pela longa trajetória da banda, de 1870 ate os dias atuais.

Toinho, na época, nem sonhava em ser maestro, mas com grande dedicação deu sequência ao trabalho de seu pai, cuidando sempre para que a Banda funcione bem e orgulhe os caraubenses, mesmo diante de grandes dificuldades, mantendo e adicionando o conhecimento musical e histórico, preservado-os ao longo de todos estes anos.

Participei da banda por muito tempo, assim como meu tio Tonininho (Antonino Benevides Carneiro Filho) e meus irmãos Orlando e Oberlan. Mas, o trabalho longe de casa e o tempo escasso para tal tarefa proveram meu afastamento do convívio musical com grandes amigos que até hoje fazem parte desta Banda.

                                                               Foto:Arquivo de Dudé Viana
O advogado Antonino Benevides Carneiro Filho
 (Tonininho)


A tuba, o bombardino, o trombone, o clarinete e a requinta foram os instrumentos que traçaram minha trajetória nesta banda, da qual ainda hoje tenho saudades e fazem relembrar os grandes momentos no convívio deste grupo.

Natal, 19 de março de 2012.

Orley Carneiro Gurgel.


O maestro e o cantor/escritor falam de Caraúbas e seus talentos musicais...

                                                                        Foto: Sociedadeativa.net
                                          Maestro Toinho de Salú e Dudé Viana durante a
                                          tarde de autógrafos do livro "A Saga Benevides Carneiro"
                                          em janeiro de 2011, na AABB de Caraúbas.



                                                                               Foto: Orley Gurgel
                                            Sou apenas um músico simpatizante dessa extraordinária
                                           banda e que sente prazer e orgulho em vestir esta camisa.
                                                                                      Dudé Viana

Um comentário:

  1. Orlei... na praça, numa noite de verão, formou-se uma grande roda de conversa e vimos o dia clarear... essas são as tradições de Caraubas... meu avô Sebastião Marinhero também costumava varar
    as noites em conversas intermináveis...
    CONVERSAR É ÓTIMO"""(queria ter duas bocas)
    Toinho, vc é GRANDE!!!! segure a peteca irmão!!!!!
    Marquinhos, não sabia de sua ligação com meu tio Jaú!!!!

    ResponderExcluir