terça-feira, 13 de março de 2012

Município Potiguar Sediará Evento sobre Saúde Mental e Cultura

Enfermeira Hanna Eulália de Andrade


                          No próximo 27 de março, dia nacional do circo, o município de Senador Georgino Avelino, no litoral sul do Rio Grande do Norte, vai sediar um simpósio com atividades socioculturais que abordam a temática da saúde mental na sua interface com a arte circense e com as culturas indígena e cigana.


                                                   Foto: Epitácio Andrade
Acesso a Senador Georgino Avelino



                             Distante cerca de 55 km de Natal, capital do estado, o município de Senador Georgino Avelino está encravado na área de proteção ambiental do complexo lagunar Bonfim-Guaraíra e tem 04 km de faixa litorânea, correspondente a Praia de Malembar, uma das únicas que se preserva sem ocupação humana.


                                                Foto: Epitácio Andrade
Centro de Saúde de Senador Georgino Avelino


                              Para o evento sobre saúde mental, as coordenações dos serviços de saúde locais, como o Centro de Saúde de Senador Georgino Avelino, onde se desenvolve um programa especializado há quase 15 anos, estão mobilizando os seus técnicos e usuários/familiares para participarem da realização sociocultural.

                                                     Foto: Epitácio Andrade
Enfermeira Hanna Eulália de Andrade


                              Na sede do município de Senador Georgino Avelino, a mobilização dos técnicos de saúde e dos usuários/familiares da atenção em saúde mental está sendo feita pela enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) Hanna Eulália de Andrade, que já listou cerca de 30 usuários e igual número de familiares.


                                                    Foto: Epitácio Andrade
Espaço Cultural do Distrito de Carnaúba


                               As atividades do evento serão desenvolvidas na Biblioteca Carlos Drumonnd de Andrade, na sede do município de Senador Georgino Avelino, e no Espaço Cultural do Distrito de Carnaúba, onde se localiza a Biblioteca “Arca das Letras” e está situado a 3 km do centro da cidade.
                                O simpósio sobre saúde mental, arte circense e culturas indígena e cigana pretende envolver as crianças e os adolescentes, por se constituir numa atividade sócio-pedagógica, que está contando com o apoio do articulador social Adriano Gustavo, presidente do Conselho Tutelar do município de Senador Georgino Avelino.


                                                         Foto: Epitácio Andrade
Conselheiro Adriano Gustavo

                            No Distrito de Carnaúba, a mobilização de quase uma centena de usuários com seus familiares está sendo realizada pela enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) Gizelda Valério Rodrigues, que desenvolveu atividade semelhante, quando participou ativamente do lançamento do livro “A Saga dos Limões”, de Epitácio Andrade Filho, médico psiquiatra do município.


                                             Foto: Epitácio Andrade
Enfermeira Gizelda Valério Rodrigues


                                A base assistencial do programa de saúde mental no distrito é o Hospital de Carnaúba, cujos técnicos estão sendo mobilizados para o evento sociocultural. O Hospital Geral de Carnaúba foi reconstruído, integralmente, na gestão do atual prefeito constitucional do município de Senador Georgino Avelino, Senhor Gonçalo de Assis Bezerra.

                                              Foto: Epitácio Andrade
Hospital geral de Carnaúba

                             O evento sociocultural que será realizado no dia nacional do circo, 27 de março, em homenagem ao palhaço Piolin, promete ser um marco no estado do Rio Grande do Norte, nas realizações que envolvem a interface do campo temático da saúde mental com a cultura.



Texto de Epitácio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário