quarta-feira, 7 de março de 2012

Documentário sobre Palhaço será Exibido no Dia do Circo


 
                         De autoria da jornalista Érica Lima, o documentário “O Circo do Palhaço Facilita” será exibido no próximo 27 de março, dia nacional do circo, a partir das 19 horas, no espaço cultural do distrito de Carnaúba, no município de Senador Georgino Avelino, localizado no litoral sul potiguar.

                                                                                          Reprodução: Epitácio Andrade
Capa do documentário sobre Palhaço Facilita


                            “O Circo do Palhaço Facilita” é uma produção audiovisual de 29 minutos sobre a vida do alagoano José Milton Mariano da Silva, batizado no picadeiro pelo cantor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, como “palhaço Facilita”, que há quase quarenta anos, mantém a arte itinerante circense pelos recantos do Rio Grande do Norte. Um dos personagens do documentário é o seu contramestre de cena Alberi Silva, que também incorpora o papel do palhaço Tutti-fruti.

 
                                                                                             Foto: Epitácio Andrade
Alberi, mestre de cena de Facilita


                                    Efeméride brasileira, o dia 27 de março é dedicado ao circo, para homenagear Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, nascido nesta data no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no interior paulista e falecido em 04 de setembro de 1973. Sua criatividade cômica motivou o reconhecimento dos intelectuais da Semana de Arte Moderno, movimento literário revolucionário, de fevereiro de 1922, como um artista genuinamente nacional, e foi considerado “o maior palhaço do mundo”.

                                                                                                Reprodução: Internet 
Palhaço Piolin (1897-1973)

                              A exibição do documentário sobre o palhaço Facilita, no dia alusivo à arte circense, está inserida num simpósio que envolve a interface do circo com os campos temáticos da saúde mental e cultura indígena/cigana, tendo como articuladores o secretário de educação do município de Senador Georgino Avelino, professor Edval Bezerra, e o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho.

                                                                                  Foto: Adriano Gustavo
Professor Edval Bezerra e psiquiatra Epitácio Andrade

                             Além da exibição do documentário sobre o palhaço Facilita, a programação do simpósio engloba a realização de uma exposição sobre cultura indígena e cigana, na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade; uma atividade recreativa no espaço cultural do distrito de Carnaúba; e um debate com a jornalista Érica Lima, diretora do documentário, com o arte-educador Aucides Bezerra de Sales, do quadro de pesquisadores da Fundação Cultural José Augusto, e com o médico psiquiatra e sanitarista Epitácio Andrade, mediado pelo professor Edval Bezerra, secretário municipal de educação.

Texto de Epitácio Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário